11 de agosto de 2011

Dicas do Oriente Médio

Primeira chamada para uma temporada idílica no Oriente Médio, mas só depois que o sol de agosto der aquela trégua. Finalzinho de setembro e começo de outubro é o tempo ideal para desbravar as delícias do Líbano, Turquia, Jordânia e Israel. E não pense que o roteiro é essencialmente histórico, com apelo bíblico, pois a vida por lá anda moderna até demais – coisas do mundo globalizado, sabe como é… Em tempos de paz, ao menos relativa, Beirute e Tel Aviv andam em sintonia com a santíssima trindade da nova liturgia turística: arte-design-gastronomia. Ah, isso sem falar em Istambul, de longe o hot spot do momento, para onde voam as andorinhas do jet set antes de mergulhar na cada vez mais concorrida riviera turca. Atenção para as dicas:
Misto em Beirute

Expoente do renascimento da “Paris do Oriente”, os bares/restôs Kashmeer e Dragonfly, localizados na bombada (e não bombardeada) área de Gemmayzeh, concentram a jeneusse dorée mais chique do Oriente Médio. Suas noites são super concorridas, com inusitada mélange de celebs de Hollywood com a realeza europeia. Para beber, com moderação – e nada de fundamentalismo etílico por essas terras – os aclamadíssimos gin-berry martini (duas gotinhas de licor Chambord com suco de limão e Plymouth gin) e o vinho libanês Chateau Kefraya.
Beirute
Habib Istambul

Um dos hot spots da moda, onde ocidente e oriente se confundem – e se entendem perfeitamente. Seu mix de nonchalance europeia com charme exotique do médio Oriente faz da capital, Istambul, ponto de encontro dos globe-trotters de alma aventureira que se espalham pelos cafés e hamans de Sultanahmet, que se deixam levar pelas infindáveis negociações no Gran Bazaar ou pelos mil aromas do mercado egípcio. Dia sagrado, noite pagã, uma vida cultural intensa e gastronomia apoteótica.
Istambul
Tem para todos os gostos e bolsos: comidinha curda, menu cigano, tempero otomano, cenário bizantino e, sim, preços londrinos. Mas ok, é hora de abrir a mão. Para não perder tempo, e nem por um segundo tentar soletrar seus nomes, procure rapidamente pelos endereços dos restaurantes ÇinaraltiAşk Café. Ambos servem um dos melhores cafés da manhã de Istambul, além de ótimas saladinhas e frutos do mar fresquíssimos. Localizados no lado asiático da cidade, às margens do estreito Bósforo, ficam lotados em dias ensolarados, quando uma mesa ao ar livre é artigo de luxo.
 Tel Aviv
Nervos de Aço
Inaugurado em março do ano passado, o Design Museum Holon faz parte dos planos de revitalização do subúrbio de Holon, em Tel Aviv. A ideia é aquela: tentar repetir o sucesso de Bilbao, que saiu do ostracismo com a chegada do Guggenheim – aliás, aqui, qualquer semelhança arquitetônica com a matriz nova-iorquina é pura coincidência post-modern.
 Com projeto de Ron Arad, garoto-propaganda do design de Israel, o espaço, coberto por 4 mil metros quadrados de lâminas de aço, abriga um belo acervo de arte e design contemporâneo judaico, escandinavo, alemão e americano. A expo inaugural, “The State of Things”, reúne mais de 100 peças de ícones como os irmãos Campana, Ingo Maurer, Maarten Baas e Jaime Hayon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário