Almoços de negócios vão muito além da mera discussão comercial. São ocasiões em que é possível conhecer melhor como pensa de fato seu interlocutor, sentir suas preferências pessoais e fidelizar vínculos.
Mas, para que isso aconteça, é preciso estar atento a algumas regras que, se conhecidas e respeitadas, podem facilitar imensamente a comunicação. Confira abaixo:
1 – SEJA PONTUAL
Ninguém gosta de esperar. Além disso, você vai ter que dar explicações e ganhar a boa vontade do seu cliente (ou colega), pois ela estará fatalmente comprometida.
2- PREFIRA UM LOCAL QUE VOCÊ JÁ CONHEÇA
E onde tratem você muito bem. Restaurantes recém-inaugurados ou muito na moda dificilmente lhe darão um tratamento preferencial. E pode acontecer de não estarem funcionando ainda de forma ideal. Naturalmente, é importante se informar sobre as preferências gastronômicas da outra parte.
3- PLANO DE MESA
Em refeições de negócios, há uma hierarquia na hora de se sentar à mesa. Quem determina isso é a pessoa mais graduada da empresa que fez o convite. Em geral, senta-se o convidado de cargo mais alto na hierarquia da empresa convidada à direita do anfitrião. E, à esquerda, o segundo mais importante. Na frente do anfitrião (no caso de mesas retangulares), senta-se o segundo mais importante da empresa anfitriã ladeado à direita e à esquerda respectivamente pelo terceiro e quarto convidados na ordem hierárquica.
Se houver mulheres no grupo, elas não devem ser colocadas nas pontas ou na cabeceira. Há quem diga que isso é uma delicadeza remanescente de uma sociedade machista e conservadora, mas ainda se observa. Em tempo: sempre que possível, prefira as mesas redondas, mais democráticas e melhores na hora de fazer a conversa fluir.
4 – PAPO ALÉM DE NEGÓCIOS
Quem abre a conversa sobre negócios é o anfitrião. E se for você, faça-o apenas depois que todos já tiverem feito o pedido. Assuntos a serem evitados: crimes, falta de segurança e fofoca. No entanto, se o seu convidado contar uma fofofa, ouça tudo e evite fazer comentários muito contundentes. Falar em dieta, colesterol da carne vermelha e cirurgia bariátrica em um almoço ou jantar de negócios também não é uma boa ideia – por motivos óbvios. No geral, fale menos, ouça e pergunte sempre que tiver oportunidade.
5- A CONTA
Na primeira vez, paga quem convida. Depois é caso a caso, dependendo do relacionamento entre as empresas. Paga o anfitrião mais graduado – mesmo se for mulher. Claro que nem sempre é possível, mas o ideal e mais elegante é levantar-se na hora do café, passar o cartão e voltar à mesa. E, depois, sugerir muito naturalmente que já “podemos ir”.
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