Visitar a loja de cristais Baccarat, em Paris, por mais estranho que pareça, pode ser um passeio imperdível. A famosa grife de cristais sempre teve sua sede na capital francesa, claro, mas nunca foi nada de espetacular. Até que resolveram mudar de endereço e escalaram para fazer o décor surrealista da nova sede o hiperbólico Philippe Starck. Aliás, décor é modo de dizer. O uberdesigner teve carta branca para criar todo um mundo fantasioso nos 3 mil metros quadrados do que era, até então, um hotel particulier abandonado.
O casarão fica numa praça tranquila e elegante e rodeada de embaixadas, pertinho da avenida d’Iéna. Estava desocupado há dez anos, mas na década de 20 pertenceu à importante família Noailles.
Comprado pela Baccarat, virou tela em branco para Starck soltar as rédeas de tudo que a imaginação dele associava ao mundo dos cristais. Resultado? Um imenso candelabro submerso em um aquário; saguão de entrada com duas lareiras revestidas de espelhos; cadeira gigante de cristal fazendo as vezes de escultura e deliciosas maluquices afins. Veludos e cristais multi-facetados e, contrastando com tanta opulência, paredes de concreto nu.
Na imensa Maison Baccarat funcionam um pequeno restaurante, uma loja com a coleção completa de jóias, coisas para casa etc., e um museu cujo o tema é – adivinhe! – os cristais e a história da Baccarat. Mesmo para quem não pretende comprar nada, só os espaços mirabolantes de Starck já valem a visita.
Eu já fui e digo logo, sai de lá encantadissima e pretendo voltar logo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário